sábado, 14 de março de 2015

O FANTÁSTICO NA PROSA ANGOLANA




JOFRE ROCHA

Nasceu em Cachimane, Icolo e Bengo, em 1941. Para além de poesia e prosa diversa, escreveu também Estórias do Musseque, um conjunto de contos que retratam a vida do povo angolano, de onde foi retirado o extracto que aqui faz testemunho, um manifesto da luta desse povo pela liberdade. Destacado nacionalista e militante anti-colonista, após a Independência veio a ocupar vários cargos, destacando-se entre eles os de Vice-Ministro das Relações Exteriores, Ministro do Comércio Externo e de Presidente da Assembleia Nacional.


DE COMO NGA PALASSA DIÁ MBAXI, KITANDEIREA DO XÁ-MAVU E DEVOTA CONHECIDA DESDE SANTA’ANA ATÉ À SENHORA DA MUXIMA, RENEGOU TODOS SEUS SANTOS E ORAÇÕES


A notícia correu muito depressa, como aquele vento maluco que desde a ponta da Ilha sobe até a Lixeira, varre todo o musseque até o fundo da Calemba e da Maianga, pra ir morrer lá longe nos confins da Samba.
Foi assim mesmo, como um vento assanhado que trazia atrapalhação nas nuvens carregadas de chuva, que o caso começou naquele dia tão triste como esquina da Mutamba sem gente. Porque a raiva desse vento é que foi sacudir as vigas de ferro, fez voar os luandos e os zincos e, com um barulho muito grande, deixou cair a antiga kitanda do Xá-Mavu.
As kitandeiras ficaram sem o negócio, sem o dinheiro, muitas mesmo sem a vida.
Naquele dia, rios de sangue correram no meio do peixe, dos kiabos, da takula, dos jipepe e jisobongo, os gritos não calaram na boca dos feridos. Foi desgraça grande e o povo que se juntou a chorar os amigos e os parentes não parava de crescer, com gente a chegar de todos os bairros onde a notícia tinha saído como raio, levada de boca em boca.
Essa desgraça entrou em muitas casas do musseque onde os filhos a chorar se cansaram de esperar a mãe que tinha ido comprar peixe e nunca mais havia meio de aparecer. O luto cobriu as cabeças de monandengues e bessanganas, as caras fecharam-se mais com a desgraça que ninguém contava que ia acontecer naquela tarde. Mesmo assim, foi ainda um bocado de sorte porque o chuvisco que caiu antes da ventania fez enxotar muitas pessoas que nessa hora queriam também ir nas compras sem saber que era mesmo a sorte delas que estava lhes afastar desse lugar.
Nga Palassa diá Mbaxi andava já há muitas semanas com aquelas coisas na cabeça. Ela andava mesmo assustada porque estava adivinhar qualquer coisa de mau que ia passar. Todos santos, desde a Sant’Ana até a Senhora da Muxima, lhe conheciam como devota, como mulher pobre mas de palavra. Todos os kazumbis lhe ajudavam, toda a gente sabia bem. Por isso é que todas pessoas lhe davam respeito, ninguém queria ficar na boca zangada de Nga Palassa porque ninguém podia escapar das pragas dela. E ela, quitandeira antiga, sabia bem os casos que tinham passado com o falecido Rebocho antes de construir a kitanda do Xá-Mavu e, se os santos dela tinham lhe trazido uma febre grande pra não ir na kitanda nesse dia de azar, outras pessoas, coitadas, não tiveram essa sorte, morreram lá. Nga Lelesa diá Xiku, nga Fefa diá Lumingu, Marquinha e muitas mais, até a ranhosa da velha Tonha, ficaram nessa vingança do Rebocho.
Esse nome de Xá-Mavu, mesmo que muitas pessoas contam outras estórias, Palassa sabe bem onde é que saiu: naquele tempo da rusga geral quando os homens com corda na mbunda eram levados para o posto do Chefe «Poeira», é nesse tempo que o nome nasceu porque, toda a gente dizia, onde a carrinha do chefe passava só deixava lá barro. E era verdade mesmo porque a carrinha passava nos becos mais apertados, no meio dos quintais, das cubatas, partia paredes de pau-a-pique e só ficavam os monandegues, os velhos e o barro, porque os homens e os muzangalas, esses iam na corda. Quando aparecia a carrinha «Internacional» não podia haver sossego, toda a gente já sabia. Os apitos dos cipaios tiravam os monandengues do sono com susto nos olhos e a aflição das mulheres não podia parar, todo o dia a pensar se o homem tinham lhe deixado passar no caminho até no serviço.

Nga Palassa, kitandeira respeitada em todo musseque, era pessoa antiga nessa vida de pôr negócio. Vida dela noutro tempo era ir todas semanas na Funda e Calumbo comprar kakussos e bagres para vender em Luanda. Não era só ela, muitas quitandeiras iam lá pôr negócio de peixe fresco, que naquelas lagoas era muito.
Também essa sorte de mão de não morrer cedo, era de muito tempo já. Porque uma vez, na viagem de ir na Funda, o comboio descarrilou e muitas pessoas ficaram mal. Palassa diá Mbaxi, kilumba nova ainda, nem só desmaio se teve. Aiué, bons tempos aqueles… Nos panos pintados, com as missangas nos braços e nas pernas, bonita de verdade, hum... Deixa! Palassa era tentação de muitos homens naquele tempo.
A lista dos pretendentes era grande, tão grande que ela hoje não pode mais lembrar todos nomes. Lembra ainda o Adão Tavares, bom amanuense naquele tempo - funcionário de verdade que  queria lhe montar casa e tudo. Também o Xico Afonso, tipógrafo da Imprensa Nacional, de boas famílias, o que lhe estragava era só o vinho. Havia ainda João Catita, bom farrista e amigo de todas mulheres, animador número um dos «Maravilhosos», grupo de Carnaval que deu que fazer e... quem mas? Ah! O velho Kuriata, esse velho Kuriata com idade pra ser pai dela e que perdeu a cabeça quando lhe viu a primeira vez na lagoa da Kilunda. Coitado velho, todo peixe que ofereceu na kilumba Palassa não serviu pra nada.
Mas quem perdeu a cabeça de verdade foi sô Teixeira o comerciante de Calumbo que por ela deu peças de pano, missangas bonitas, tudo pra ganhar o coração de Palassa bonita. E ganhou mesmo com a sorte dele, o amiganço passou em Calumbo com os parentes todos de Luanda, os garrafões de vinho ninguém podia contar.
A vida é assim, dá muitas voltas, na cabeça da pessoa até fica lá aquele munhungo que dá na gente medo de cair. A vida dá muita volta, sim os monandengues viram muzangalas, os muzangalas viram homens fortes, os homens perdem as forças e viram velhos de cabeças brancas e boca sem dentes. E como esses monandengues esses muzangalas e homens que perdem a força com a idade, assim também a kilumba bonita de panos pintados, missangas nos braços e nas pernas, virou a bessangana Palassa diá Mbaxi, kitandeira afamada do Xá-Mavu, devota conhecida que tinha acendido velas em todos altares desde a Senhora da Muxima, Sant’Ana e Santo António de Kifangondo. Sim, Palassa era devota de verdade, mas isso foi noutro tempo, quando não tinham passado ainda na vida dela os casos que vou contar.
Ainda hoje Palassa guarda nos ouvidos os sons da festa que o comerciante de Calumbo deu quando Filomena fez dezasseis anos. Foi festa rija, com música, muita comida, muita bebida, porque Mena, era a filha bonita do sô Teixeira com a kitandeira do Xá-Mavu, Palassa diá Mabaxi.
Mas os anos passaram, levaram todos os sons da festa e fizeram também virar o coração de muitas pessoas. A loja pequena de Calumbo cresceu tanto, tanto, que nasceu dois armazéns grandes em Luanda. Comerciante grande agora, sô Teixeira virou negociante na Baixa de Luanda e a kitandeira de panos bonitos não lhe lembrou mais, casou com patrícia dele que mandou buscar lá na terra.
 E os anos passaram, os sons de festa acabaram e o comerciante grande de Luanda esqueceu a kitandeira bonita que ia pôr negócio de cacussos nas lagoas de Kabemba e Kilunda. Mena, a menina bonita que era toda vida de Nga Palassa, hoje não corre mais como os pés descalços na areia do musseque, só anda nos carros do pai, a entrar e a sair nas lojas mais caras da Baixa, a ir no cinema e nas boates com amigos e amigas bonitas como ela.
As anos passaram muitas coisas viram e na vida da Mena entraram casos que fizeram cair tudo à volta da mulata bonita.
 Os dias eram muito curtos para vida dela e foi uma noite num bar de luxo que conheceu o homem. Engenheiro chegado há pouco da Universidade, disseram-lhe depois.
 E esse homem, que sabia falar palavras bonitas, entrou na vida da Mena, pouco a pouco tomou conta do coração da menina bonita de Nga Palassa. O tempo foi andando, os dias ficaram ainda mais curtos, as noites também, até que um dia o sonho acabou. O engenheiro afinal não era engenheiro, tinha feito desfalque na casa onde trabalhava, a justiça estava à espera.
À espera ficou também Mena, à espera dum filho que daí a meses devia nascer. Quem não esperou mesmo nada foi o pai Teixeira, que não quis mais nem ver a filha, quando soube do caso. Os vestidos mais caros, a casa cheia de tapetes, os carros de luxo, tudo acabou pra Mena. Ela chorou muito, durante dias e dias as lágrimas não param nos olhos bonitos da mulata Mena.
E Nga Palassa, a quitandeira antiga a de kakussos e bagres, foi quem chamou a filha, a sua menina bonita crescida na Baixa, que.já não sabia andar com sapatos na areia do mussueque. Voltou a embalar sua menina nascida no mato de Calumbo, ali no burburinho e o barulho dos monandengues.
E foi ali mesmo no coração do museque, no meio de todos os cheiros e barulhos da vida, que o neto de Palassa diá Mbaxi veio ao mundo, menino gorducho de olhos grandes e cara redonda. Mas não trouxe alegria aquele neto bonito, trouxe o luto na casa de Palassa: Mena, a sua Mena bonita nascida no mato de Calumbo, morreu pouco depois de ter dado à luz. Morreu ao cair duma noite de cacimbo, longe das belezas da cidade Baixa, longe dos amigos e da música das boates. Morreu no fim de dum dia triste com o sol cansada a mergulhar lá longe, no meio dos últimos gritos das kitandeiras e dos barulhos da vida do musseque.
Palassa diá Mbaxi chorou sua tristeza, perdeu o gosto da vida e os cabelos brancos começaram a pôr cinza na kindumba bem tratada da bessangana bonita dos outros tempos. Passaram cacimbos e chuvas, árvores mudaram as folhas, luas chamaram outras luas mais novas e Palassa diá Mbaxi não esqueceu a sua menina morta ao trazer uma vida ao mundo. A dor cavou rugas na cara, deixou luto no coração, cobriu a cabeça dela com a cor sem vida da cinza. De sô Teixeira, aquele comerciante de Calumbo que  por ela tinha dado peças de pano, missangas bonitas e  uma festa grande que  durante tempos e tempos  tinha ficado na boca  de muita gente, nunca ouviu falar mais.
E Rui Filomeno, neto da kitandeira Palassa e do comerciante Teixeira que ele nunca conheceu, cresceuno meio das alegrias e tristezas da vida do musseque. Ali aprendeu de tudo sobre a miséria dos homens, ali apareceu a conhecer o Mundo, ali aprendeu a amar a vida. Foi muito tempo depois, Rui Filomeno já tinha tirado a 4ª classe e andava já no Colégio das Beiras graças aos negócios da avó, quando os casos passaram. Desde esse dia Palassa diá Mbaxi, devota conhecida e respeitada que toda a gente pegava medo de ficar nas pragas que saíam na boca dela, desde esse dia não quis mais saber de todas seus santos e orações.
Nesse tempo, Rui era já muzangala forte, faltava poucos anos ia mesmo entrar na tropa. E a festa da Ilha nesse ano foi festa de verdade, no musseque quase não ficou ninguém. Todos foram apaziguar os deuses, pra ver a se a raia do mar não acabava de engolir a terra da ilha, pra ver se as sereias não caçavam mais os pescadores na vida deles de todos os dias no meio do mar. Toda a gente foi pedir pela sorte dos pescadores, pela vida dos marinheiros, pela vida de todos axiluandas. Desde Sambizanga até o Bairro Cazenga até o Marçal, toda a malta do musseque invadiu a ilha, pronta para a festa. E, desde a Ponta até o Lélo, todos percorreram a ilha a cantar e a dançar. Os machimbombos desciam cheios de gente contente, outros iam mesmo a pé, já com o ritmo da festa nos olhos e o gosto da alegria no coração. Rui e sua malta andavam preparados há muito tempo, as violas e as puítas estavam afinadas, ninguém podia faltar. Ele então que já andava de olho na Quicas, a garinha mais bangona do bairro, não podia deixar passar a oportunidade. Tinha de ficar mesmo tudo resolvido ali no dia da festa, sem falta.
A alegria durou o dia inteiro, os sons da música chegaram muito longe levados na voz do vento que trocava sembas com as folhas docoqueiros. Festa mais animada do que aquela, ninguém do musseque tinha visto ainda, não senhor. Chegou a noite, as farras rebentaram cheias de animação. E toda a gente farrou a noite inteira, as violas rebentaram as cordas, as vozes ficaram roucas de tento cantar.
A malta do Rui nem lembrou mais voltar no musseque, a ilha tinha um feitiço forte que não lhes deixava abandonara a festa no meio, assim tão boa a como estava.
De manhã, os corpos cansados dormiam na areia da praia, com a música doce das ondas nos ouvidos a tornar o sono mais bom. Depois foi o acordar do novo dia, dia mais bonito, saborear com muito apetite o muzongué de peixe grosso e mergulhar mais uma vez no espelho das águas onde o céu aparecia sem nuvens. A festa já quase terminada, nos olhos ainda com restos de sono começava aparecer uma saudade da noite que tinha passado.
Foi já nesse dia seguinte que a desgraça veio, quase tão de repente que deixou todos bouamados. Toda a gente ficou com uma pergunta na boca, porque tinha acontecido aquilo depois de uma festa tão animada, tão cheia de via. Kalunga não tinha ficado satisfeito?
Estava um sol preguiçoso nem quente nem frio, no mar nem eram altas as ondas e a malta, com um assobio de satisfação nos lábios, preparava-se pra voltar na vida de todos os dias no musseque. Nessa hora, Rui Filomeno, no meio da água, sentiu uma dor na perna e não conseguiu mais nadar. Deu ainda um grito nos amigos pouco distantes mas atrapalhação que lhe veio nessa hora não lhe deixou nem boiar, os braços os olhos muito abertos queriam segurar a vida que Kalunga tinha vontade de lhe roubar. E, quando Rui Filomeno desapareceu pra sempre no fundo do mar onde lhe chamavam as vozes das sereias em festa, viu ainda na praia o vulto da Quicas, a moça que naquela festa tinha lhe jurado ser o seu amor por toda a vida.
Um chuvisco miudinho começou a cair nessa hora, devagarinho, e a canção do vento nos coqueiros era só um choro baixinho, mas
, o que corria nas caras dos amigos sem forças e sem vontade pra nada ali na areia da praia, eram mesmo lágrimas de tristeza, lágrimas quentes de verdade.
Ninguém abriu a boca no caminho pra o musseque e os amigos, com os olhos vermelhos de tanto chorar, mal tiveram coragem de levar a roupa de neto e dar aquela notícia de desgraça na avó Palassa.
Palassa diá Mbaxi levantou os braços e os olhos no céu e um grito de dor fugiu-lhe do peito ferido. A tristeza não lhe deixou nada as lágrimas que lhe rebentarem nos olhos correram por toda a parte, foram misturar-se com as águas do.Bengo e do Kuanza e contaram a desgraça daquele dia até nas sanzalas mais  distantes,  onde os monandengues ouviram de olhos muito abertos os  casos que tinham feito Palassa diá Mbaxi, kitandeira afamada do. Xá-Mavu e devota conhecia que tinha acendido velas na Senhora da Muxima, porto Kipiri e Santo António de Kifangondo, renegar até o fim da vida todos seus santos e orações.











Sem comentários:

Enviar um comentário