quarta-feira, 2 de junho de 2010

ANTOLOGIA DO CONTO ANGOLANO


No passado dia 28 de Maio, foi lançada uma nova antologia do conto angolano, intitulada "Como se viver fosse assim", organizada pela jovem Domingas de Almeida, finalista do Curso de Língua e Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, e da qual consto com dois contos, nomeadamente "O Filho" e "Traição", que publicarei aqui futuramente.
Segundo a organizadora deste antologia, os escritores estabelecem um pacto com as suas origens e, convocando outras memórias, seguem o percurso dos contadores ancestrais. O espaço matricial é recuperado em vários níveis, o destaque, no entanto, é para a discursividade oralizada e a materialização de tal discurso, quando o autor modifica, altera a língua portuguesa ao introduzir termos e estruturas fraseais oriundas do kimbundu, do kikongo, do umbundu e de outras línguas que representam o lugar da angolanidade. Logo, o conto angolano tem uma tradição oral, constitui-se numa herança ancestral, baseada em lendas, mitos, fábulas e provérbios

1 comentário:

  1. Olá, td bem?

    Que descuido meu, eu coloquei seu link no meu blog há um tempo atrás, mas o estranho é que não atualiza, dai fico pensando que aqui tbem não atualiza.. vai entender..

    Gostei da dica, agora vou ficar mais atenta.. rs.

    Beijos e uma ótima semana.

    ResponderEliminar