terça-feira, 16 de novembro de 2010

O FORUM DAS LETRAS EM OURO PRETO


Tive a honra de estar presente neste grandioso evento, e a infelicidade de não ter tido a possibilidade de apresentar uma comunicação, ao lado de Laurentino Gomes, moderados pelo Clóvis Bulcão, por razões que aqui não cabem. Todavia a grandesa do evento ficou marcada, sobretudo pelo destaque que deu a África e a Angola e por nos permitir o contacto directo com uma cidade que representa tão de sobremaneira elevada, quanto o esforço involuntário de milhões de africanos contribuiu para o desenvolvimento multifacetado deste nosso país irmão, o Brasil.

O Fórum das Letras

Promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e idealizado pela professora Guiomar de Grammont, o Fórum das Letras de Ouro Preto foi concebido com a intenção de promover o diálogo entre autor e público participante, além de valorizar a importância de Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade. O principal objetivo do Fórum das Letras é a valorização da identidade e da diversidade da literatura dos países de língua portuguesa, através da cooperação mútua entre Brasil, Portugal e os países de língua portuguesa da África.

O evento visa a criação de propostas em comum para promover a leitura de forma geral e o acesso dos escritores de diversas culturas de língua portuguesa aos espaços de divulgação e difusão de suas obras no mundo.

O Fórum das Letras divide-se em Programação Principal, Fórum das Letrinhas, Literatura em Cena, Ciclo Bravo! de Jornalismo e Literatura e Via-Sacra Poética, além de exposições e diversos outros tipos de manifestações artísticas e folclóricas. Desde sua primeira edição, em 2005, o evento vem recebendo os mais importantes autores da literatura contemporânea. A seleção, que reflete o cuidadoso trabalho de curadoria exercido, oferece uma amostra significativa da produção literária do mundo atual.

A programação central do Fórum das Letras acontece no Cine Vila Rica, um dos mais belos cartões postais ouropretanos, localizado no centro histórico e palco de alguns dos mais importantes acontecimentos culturais do país.

O sucesso do evento ultrapassou também barreiras geográficas. Em 2008, o encontro originado em Ouro Preto ganhou sua primeira versão em Lisboa, Portugal e, em 2009, foi a vez da França. Convidados pela organização do Fórum das Letras, autores brasileiros foram atração do 5º Salão do Livro da América Latina, que aconteceu na capital francesa. Luís Fernando Verissimo e Zuenir Ventura, dois dos nossos mais conhecidos escritores no exterior, participaram do evento por meio de debates e conferências, e falaram sobre o mútuo fascínio que sempre caracterizou as relações entre os dois países.

Este ano, para festejar os 300 anos de fundação de Vila Rica, cujas comemorações tiveram início em 8 de julho de 2010 e se estendem até 8 de julho de 2011, o Fórum das Letras vai homenagear a África, continente matriz da formação da história e da diversidade cultural do Brasil, sobretudo da antiga Vila Rica, hoje, Ouro Preto.

2 comentários:

  1. Fragata, aqui fala a Alexandra, do receptivo de autores do Forum das Letras. Infelizmente,não consegui falar com você antes de sua viagem. Gostei muito do seu blog, visitarei seus textos com frequência. Como disse, estudo o processo de construção identitária das chamadas comunidades remanescentes quilombolas brasileiras. Sendo assim, esse Fórum me trouxe enorme alegria em poder ter contato com pessoas como você, Mia Couto, Maria Odete , Ondjacki e tantos outros representantes desse continente tão múltiplo e rico culturalmente. Espero que possamos manter o contato. braço

    ResponderEliminar
  2. Alexandra dear,
    Lamento de igual modo não nos termos visto, saí uns dias antes de Ouro Preto. Tentei procurá-la, mas como se diz aqui no meu burgo, "ti précurei, t'incontrei mas não estavas". Contacta-me no meu e.mail fragatam@hotmail.com, por favor."Si rivistamu lá" (vemo-nos lá). Um abraço.

    ResponderEliminar