quarta-feira, 7 de abril de 2010

MEMÓRIAS DA ILHA - CRÓNICAS


SANTA BÁRBARA E OS NOMES

Há dias, vi na Televisão Pública de Angola (TPA) uma senhora lamentar-se que não haviam permitido que a sua filha fosse registada com o nome por ela escolhido, o de Giovânia Bárbara. A desgostosa mãe, reclamava que lhe tinha sido vetado o uso de Bárbara, tendo que registar a filha com o nome de Giovânia X (não me recordo do nome que substituiu o Bárbara).
Fiquei pasmado, se não escandalizado, em como uma pessoa, de seu livre arbítrio, decide que nome leva ou não leva o filho ou filha alheios, isto, na maior parte das vezes, a começar com os padrinhos, embora o caso seja diferente. Daí, tantas e tantas vezes, vermos o Miguelito, ser mais conhecido por Ricardo, o verdadeiro nome que os pais lhe queriam colocar, a Minguota, ser mais conhecida pela Isabel, e por aí fora.
A senhora do registo civil que impediu a referida mãe de registar a filha com o nome de Bárbara, e fez vista grossa ao Giovânia (muito em voga nas novelas brasileiras que por aqui vão mudando os nossos costumes, infelizmente), uma corruptela de Giovanna, nome italiano, certamente não sabe que a denominação Bárbara é bem comum no mundo de fala latina, pertencendo, incluso, a uma Santa muito famosa, a quem ela reza cada vez que há trovoada e relâmpagos.
Para se redimir do seu pecado, aqui lhe passo de seguida a oração de Santa Bárbara, nascida em Nicomedia, na Ásia Menor, que morreu decepada por ter consagrado a sua virgindade a Cristo e cujo culto acabou por passar para o Ocidente, sobretudo a partir do século VII.
Tornou-se a protectora e padroeira dos artilheiros, dos arquitectos, dos construtores, dos carpinteiros, dos bombeiros, dos electricistas, dos matemáticos, geólogos e mineiros. É ainda invocada para protecção contra as tempestades, contra os raios, contra os fogos e contra as mortes súbitas.
Sem qualquer pretensão de proselitismo, aqui vai a oração, para todos os oficiais do registo: “Santa Bárbara, que sois mais forte do que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas da minha vida, para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protectora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza, este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Santa Bárbara, rogai por nós”.
De facto há que haver cuidado com a questão da colocação de nomes, há muita gente que coloca nomes que, embora tendo uma raiz na nossa cultura africana, como esqueleto, quisto, pobreza, etc., pelo desenvolvimento da sociedade, colocam os seus utentes em situações de agravo futuro e aí, a cautela para com quem assim deseje nomear os seus filhos. Todavia, quantos Edilsons, Elidirias, Assuntas, Jocileis, Glaucos, Zobaidas e outros tantos nomes importados via Globo, não há por aí devidamente registados? Só nos falta conhecer o António Um Dois Três de Oliveira Quatro, o paisagista Pinto Ramos de Oliveira, ou o gay Jacinto Leite Capelo Rego.
E por falar nisso, tive um amigo que passou metade da sua vida aborrecido com o nome que lhe houvera sido colocado, e só ficou em paz quando um dia o foi mudar, após muita paciência e papelada.
“Como se chama, então?” Perguntou-lhe o oficial do registo.
“José Dibinga”, respondeu ele. (José Cocó)
“E quer mudar o seu nome?”
“Sim, efectivamente, já estou farto dele”.
“Muito bem, e por que nome deseja então ser conhecido?” Indagou, solícito, o oficial.
“Por João Dibinga.” Respondeu, sem hesitar, o meu amigo.
Para quem não saiba kimbundo, que pergunte e aprenda, já é mais do que tempo.

21/09/05

3 comentários:

  1. Meu querido,
    gostei mito do teu blog, a tua postagem dobre nomes estranhos é maravilhosa.
    Eu nunca tive problemas com o meu nome mesmo ele sendo um nomem muito diferente, conhecendo a sua história desde pequena senti orgulho.
    Meu nome é hebraico, é o nome de uma cabala, a história é longa..

    Gostei muito do teu espaço, te sigo com o maior prazer.
    Amigos?
    Beijos

    Gemária Sampaio

    ResponderEliminar
  2. Cá estou, amigo de Angola. Vou linkar o seu blog nos meus. Prometo voltar várias vezes para conhecê-los melhor, a ti e ao blog. um grande abraço!

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Gostei muito do seu espaço, seu blog é muito interessante, estou sempre a procura de novos conhecimentos e vejo que aqui é uma fonte da literatura.

    Meu nome é um tanto simples, mas com um significado que revela um pouco do que gosto e aprecio, mas não vejo nada de curioso.. rs.

    Adorei as postagens, querido, já estou seguindo..

    Beijos.

    ResponderEliminar