sexta-feira, 28 de Agosto de 2009

FUNDAÇÃO UANHENGA XITU


A Comissão Instaladora da Fundação Uanhenga Xitu, levou a cabo no dia 26 de Agosto corrente (2009), um Colóquio de Reconhecimento a Agostinho Mendes de Carvalho, homem de referência na vida angolana, em múltiplas facetas. O Colóquio, que cobriu os vários aspectos do "Homem" Mendes de Carvalho, teve três painéis,Uanhenga Xitu o Escritor, Uanhenga Xitu e a Cidadania e Uanhenga Xitu e a Política, com oradores da craveira de Luandino Vieira, Manuel Rui, José Carlos Venâncio, Cornélio Caley (Timóteo Ulika), Rui Mingas, Jaka Jamba, Marcolino Moco, Beto Van Dúnem, entre outros.

Faço referência a este evento porque, em 1975, tive a honra de colocar em guião cinematográfico o que seria a primeira longa metragem nacional, a maravilhosa estória que é "Kahitu". Por via das "forças ocultas", o guião "perdeu-se" e, como não tinha feito cópia (quão jovens e inocentes éramos!) e a Internet ainda era coisa de um futuro longínquo, o projecto ficou por aí, com uma frustração que ainda perdura.

Anos mais tarde, para me sentir devidamente vingado, agarrei em "Manana" e coloquei-a em forma adaptada para teatro que, desta vez já com as benzeduras tradicionais, foi apresentada pela primeira vez no Cine Teatro Nacional, quando Uanhenga Xitu completou 80 anos, tendo sido, de igual modo, adaptada para a televisão e apresentada ao público várias vezes.

Deixo aqui o endereço da Fundação, para quem pretenda ser de utilidade para com este património angolano que se chama Uahenga Xitu, de seu nome próprio Agostinho Mendes de Carvalho

www.uanhengaxitu.org

2 comentários:

  1. Olá, Manuel!
    Agora que já conheço o caminho, guardarei tua página aos favoritos e voltarei outra hora com mais calma para melhor apreciação.
    Abraço!
    Betha

    ResponderEliminar
  2. Olá Balé:

    Foi assim que te conheci na minha infância na fazenda Sociedade Agrícola do Zavula. Sou filho do Sr José Luís Cardoso que trabalhou nessa fazenda onde o teu pai era gerente.
    Moro no Brasil e há cerda de seis horas falando com a minha irmã em Portugal, fiquei sabendo o teu nome completo e assim pude pesquisar oo teus feitos através desta incomparável tecnologia da actualidade - A Internet - . Gostaria imenso de podermos iniciar um saudável intercâmbio, pois acabei por me ligar também ao mundo das letras.

    Quanta nostalgia nesta viagem ao passado ainda recente...

    Um grande abraço

    Beto

    O meu email é: albertomacorano@gmail.com

    Alberto Adriano Maçorano Cardoso
    Rua Mário de Andrade, 1631
    14030-340 Ribeirão Preto - SP - Brasil

    telf: (16) - 3919-3261
    SKYPE: macorano21

    ResponderEliminar